A energia renovável é a energia proveniente de fontes naturais que são naturalmente reabastecidas a uma taxa superior do que são consumidas. A luz solar e o vento, por exemplo, são fontes que estão em constante reposição. Estas fontes de energia renováveis são abundantes e estão disponíveis em constante renovação no planeta Terra.
Já os combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás natural – por outro lado, são recursos não renováveis que levam centenas de milhões de anos a formar-se. Os combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, são compostos principalmente de carbono e, quando queimados para produzir energia, libertam dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera.
A produção de energia renovável gera emissões significativamente muito mais baixas do que a queima de combustíveis fósseis.
A transição para energias renováveis não apenas reduzirá as emissões de GEE, mas também trará benefícios adicionais, como a criação de empregos na indústria de energia limpa, o fortalecimento da segurança energética e a promoção do desenvolvimento económico sustentável.
É crucial que governos, empresas e indivíduos trabalhem juntos para acelerar essa transição e enfrentar a crise climática com determinação e urgência.
Principais fontes de energias renováveis
ENERGIA SOLAR
A energia solar trata-se da energia mais abundante de todos os recursos energéticos, podendo mesmo produzir energia elétrica com tempo nebulado.
A energia solar, radiação do sol é capaz de produzir calor, o que desencadeia reações químicas.
Assim, os painéis fotovoltaicos são uma das tecnologias solares mais comuns e amplamente utilizadas para converter a luz solar diretamente em energia elétrica.
ENERGIA EÓLICA
A energia eólica trata-se de uma forma de energia renovável que aproveita a força do vento para produzir eletricidade. Envolve o uso de turbinas eólicas para converter o movimento giratório das pás, empurradas pelo movimento do ar (energia cinética) em energia elétrica (eletricidade).
ENERGIA GEOTÉRMICA
A energia geotérmica é o calor gerado dentro da Terra. (Geo significa “terra” e térmico significa “calor”). É um recurso renovável que pode ser colhido para uso humano. Cerca de 2.900 quilómetros abaixo da crosta terrestre, encontra-se a parte mais quente do nosso planeta: o núcleo.
À medida que nos deslocamos da superfície em direção ao núcleo, a temperatura da Terra aumenta, num fenómeno conhecido como gradiente geotérmico. A energia geotérmica aproveita o calor proveniente do interior da Terra para gerar eletricidade ou fornecer aquecimento direto.
Em Portugal, apenas na ilha de S. Miguel nos Açores há produção de eletricidade de forma significativa através da energia geotérmica. No Continente apenas existem aproveitamentos pontuais de polos termais para efeitos de climatização.
HIDROELÉTRICA
A energia hidroelétrica, é uma fonte renovável que produz eletricidade com recurso à força da água (energia cinética), por meio de uma barragem ou estrutura de desvio para alterar o fluxo natural de um rio ou outro corpo de água.
Nas centrais hidroelétricas, a água é direcionada para turbinas que através do seu movimento giratório alimentam um gerador que produz eletricidade.
As centrais hidroelétricas apresentam múltiplas funções – fornecimento de água potável, água para irrigação, controlo de cheias e secas, serviços de navegação, bem como fornecimento de energia.
ENERGIA DO OCEANO
A energia oceânica refere-se a todas as formas de energia renovável derivadas do mar. Existem três tipos principais de tecnologia oceânica: onda, maré e térmica oceânica. Todas as formas de energia provenientes dos oceanos ainda estão numa fase inicial de comercialização.
O Canadá, os EUA, a Coreia do Sul, a Indonésia, a China e alguns países europeus estão a investir na energia das marés e das ondas. Muitos estabeleceram metas de expansão. A UE planeia aumentar a sua capacidade das ondas e das marés de 13 MW em 2020 para 1 GW até 2030 e para 40 GW até 2050.
BIOMASSA
A biomassa trata-se de material orgânico renovável proveniente de plantas e animais, que pode ser utilizada para produzir energia.
Esta matéria orgânica pode incluir uma variedade de fontes, como resíduos agrícolas, resíduos florestais, culturas energéticas dedicadas, restos de alimentos, esterco animal e até mesmo biomassa aquática, como algas.
A biomassa pode ser queimada diretamente para obter calor ou convertida em combustíveis líquidos e gasosos através de vários processos.