A STARTSIMPLE – consultores em ambiente tem o prazer de anunciar que foi responsável pela elaboração do Estudo de Apreciação Prévia (EAP) (Análise Caso a Caso) para a implementação de um Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS), destinado a otimizar a gestão da energia gerada por fontes renováveis. Imerso no contexto do Regime Jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental (RJAIA), o estudo técnico incluiu a análise detalhada dos impactes ambientais, conforme preconizado pelo Anexo III do Regime Jurídico de AIA.
Este projeto inovador tem como principal objetivo armazenar o excedente de energia gerado por iniciativas de energia renovável, contribuindo para a estabilidade e eficiência da rede elétrica. O Sistema BESS será fundamental para garantir a continuidade no fornecimento de energia elétrica, especialmente em momentos de altos índices de produção, e a sua integração com outras soluções sustentáveis reforça os compromissos de Portugal com a transição energética. A análise realizada pela nossa equipa abordou minuciosamente os aspetos ambientais e territoriais, verificando se o projeto está em consonância com os requisitos regulamentares e normativos, com um forte foco na sustentabilidade e no impacto positivo para as comunidades locais. O objetivo principal deste documento técnico foi avaliar se o projeto poderia ocasionar impactes significativos no ambiente, considerando todos os parâmetros do RJAIA, com base no caráter, localização e dimensão do Sistema BESS de acordo com os critérios estabelecidos no anexo III.
Com a participação neste projeto, a STARTSIMPLE reafirma o seu compromisso na promoção de soluções inovadoras e sustentáveis, que apoiam a transição energética enquanto preservam o meio ambiente e garantem um futuro mais verde para todos.
Imagem de destaque: Gerado por AI.
Estamos aqui para ajudar a sua empresa!
Se precisar de qualquer serviço relacionado com esta área, não hesite em contatar-nos.